-
Arquitetos: Lucas Maino Fernandez
- Área: 306 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Marcos Zegers
-
Fabricantes: CONCON MADERAS, Cutek
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na região de Las Vertientes, na comuna de Rocas de Santo Domingo, Região de Valparaíso, Chile, este projeto habitacional está implantado no fundo de um terreno afastado da costa, rodeado por árvores de eucalipto em seu limite sul.
A proposta surge da necessidade de uma família que terá o projeto como primeira residência, portanto, a projeção a longo prazo e o cuidado quanto à forma de uso dos espaços no futuro são fundamentais ao propor a forma. Assim, surge a ideia de separar os espaços e fragmentar a proposta em diferentes unidades que se conectam por meio de pátios intermediários.
Os espaços de uso comum, como a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar, estão dispostos em um primeiro momento, seguidos pela área dos quartos das crianças e dos hóspedes, em seguida, o quarto principal e, por fim, como acabamento do volume total, por um apartamento para hóspedes.
A partir do programa exigido, o espaço de trabalho foi integrado ao bloco dos espaços comuns e, ao mesmo tempo, foi mantido separado desses por um mezanino acessado por uma escada protagonista e escultural no centro da casa. Nesse ponto, o telhado se eleva e a inclinação se opõe ao restante do volume, abrindo-se para o sul e priorizando a luz indireta para o trabalho no escritório.
Do lado de fora, as fachadas colocam em contraste dois materiais, o zinco micro-ondulado preto e a madeira de pinheiro impregnado com um acabamento natural. Esse jogo de revestimentos também busca quebrar a unidade de um volume único por meio da proposta de diagonais e geometrias, formando um resultado que busca aliviar a chegada ao solo da proposta, gerando a sensação de melhor contato na parte inferior do projeto. A proposta orienta todos os ambientes principais para o norte, criando uma ligação direta entre eles e o jardim, deixando os ambientes úmidos, como banheiros e cozinha, no lado sul.